Pais de alunos de escolas particulares, que estão no 1º e 2º ano do ensino médio, em Fortaleza se articulam para pedir a migração para o ensino híbrido,modalidade em que o estudante alterna semanas ou dias em aulas presenciais e de casa. Atualmente, nessa faixa etária, apenas alunos do terceiro ano tem a possibilidade frequentar as unidades escolares. Para apoiar a causa, os responsáveis programaram uma manifestação na manhã desta quinta-feira, 11, na Praça Portugal.
O ponto levantado pelos pais é que as demais séries já retornaram, pelo menos parcialmente, atividades de forma presencial, enquanto as duas séries continuam exclusivamente em ensino remoto. A Educação de Jovens e Adultos (EJA), os 1º, 2º e 9º ano do Ensino Fundamental, e a 3ª série do Ensino Médio, retomaram as atividades conforme o Decreto Estadual nº 33.742, vigente desde outubro. A Educação Infantil (creches e pré-escola) já tinha voltado em meses anteriores.
A articulações de pais já esteve em contato com o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe-Ce) e com deputados estaduais, como Heitor Ferrer. A reunião aconteceu na terça-feira, 9. “Contactamos diretamente o Ministério Público Estadual, sensibilizamos deputados estaduais e vereadores, fizemos denúncias e requerimentos para viabilizar o retorno destes níveis de ensino”, explica Fernanda Araújo, médica anestesiologista.