Isso mesmo. Levantamento feito por nossa reportagem constatou que, até momento, além dos deputados José Sarto Nogueira (PDT) e Heitor Férrer (SD), que aparecem conversando sobre eleições, claro, e nós estávamos por perto, existem outros 18 nomes cogitados para as disputas em Fortaleza, em busca da cadeira hoje ocupada pelo prefeito Roberto Cláudio (PDT), que está impedido de disputar a reeleição, pois já o fez em 2016. Ou seja, RC está na reta final do seu segundo mandato, que termina em 31 de dezembro. O prefeito Roberto Cláudio, entretanto, é peça importante no “xadrez” da pré-campanha, juntamente com os irmãos Ferreira Gomes (Ciro e Cid), que em termos de PDT e partidos agregados estariam no momento com oito nomes na disputa e que deverão ser avaliados pela convenção do partido, ainda não anunciada, mas que terá de ser feita no período de 31 deste mês e até 16 de setembro, conforme acentua o calendário eleitoral vigente.
Outros nomes
No SD de Heitor Férrer, fala-se apenas nele. No caso de José Sarto Nogueira, o seu PDT também cogita os nomes de Idilvan Alencar, deputado federal e ex-secretário estadual da Educação, Salmito Filho, que antes de chegar à Assembleia Legislativa, foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Ferruccio Feitosa (empresário e ex-secretário da administração RC) e Samuel Dias, que vem participando das equipes de Roberto Cláudio desde quando ele foi presidente da Assembleia. O PDT, portanto, tem cinco nomes para escolha do verdadeiro candidato.
E mais
O professor Anízio Melo, conhecido como “eterno presidente do Sindicato Apeoc, que congrega a categoria em todo o Estado), foi apontado pelo PCdoB; Célio Sturdart (PV), ele que é deputado federal e foi vereador de Fortaleza; José Batista é o líder comentado pelo PSTU; Paula Virgínia, indicada neste momento pela UP; Capitão Wagner, deputado federal, é o nome do Pros, com apoio, segundo se propaga, de outros oito ou nove partidos; Élcio Batista, do PSB, esse de ligação estreita com o PDT, Carlos Matos (PSDB), Heitor Freire, deputado federal, é o nome do PSL, partido que preside no Ceará e que apoiou a eleição de Jair Bolsonaro, que deixou o partido.
Ainda tem
A deputada federal Luizianne Lins, indicada pelo PT, já foi prefeita da Capital em dois mandatos e também foi vereadora e deputada estadual. Ela aguarda o posicionamento do governador Camilo Santana, que é do seu partido. E ainda fala-se como pré-candidatos às portas das convenções partidárias, Renato Roseno (Psol), deputado estadual há dois mandatos; Alexandre Pereira, do Cidadania, nome que também se atrela ao PDT na definição final para escolha do candidato, e o deputado estadual Leonardo Araújo pelo MDB, do qual é o vice-presidente no Ceará. Se contei certo, são 20 nomes. Temos outros? A tendência é a de que, no final, tenhamos de 10 a 13 candidatos. É anotar para conferir.
Fora
Isso mesmo. A partir desta terça-feira (11), todos os profissionais de imprensa que apresentem programas em rádio ou TV e que sejam candidatos às eleições de novembro estão proibidos de continuar trabalhando. Vão voltar só dia 16 de novembro. O calendário eleitoral lembra que o dia 14 deste mês é a data-limite para a desincompatibilização dos servidores públicos que sejam candidatos. Ou seja, deixam o trabalho e vão para a campanha. Voltaremos ao assunto.
Fonte: https://www.oestadoce.com.br/sem-categoria/eleicoes-em-fortaleza-com-cerca-de-20-candidatos/