O deputado estadual Heitor Férrer (SD) questionou, nesta quinta-feira (12), na Assembleia, informações referentes ao bom desempenho da Educação no estado do Ceará. Baseado no que foi noticiado pela imprensa sobre o baixo aproveitamento de estudantes advindos da escola pública no processo seletivo do 4º Colégio Militar de Sobral, o parlamentar apresentou requerimento para que fosse enviado à instituição um ofício solicitando informações sobre o número de inscritos, os números e as notas dos reprovados, o número de aprovados e suas respectivas notas.
Férrer argumentou que o dado noticiado é de causar espanto, tendo em vista o desempenho das escolas públicas do Estado do Ceará segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB (das 100 melhores escolas públicas do país, 82 são instituições do estado do Ceará).
O requerimento, no entanto, foi destacado pelo líder do governo deputado Júlio César Filho e rejeitado pela base na Assembleia durante a votação na manhã de hoje.
“O estado do Ceará é cantado em verso e prosa como exemplo de escola pública que está entre as 100 melhores do País. Isso é uma agenda positiva. Mas o meu requerimento não foi aprovado para que eu não tenha do Colégio Militar a confirmação de que essa propaganda é um fracasso e uma grande mentira. Por que o governo não quer que esse ofício chegue à direção do colégio? A resposta é que os alunos da escola pública se inscreveram e não passaram. Onde está essa qualidade da ensino público no estado do Ceará?”, questionou.