Sinal amarelo

Sem alarde, o sinal amarelo surgiu para 2020 em Fortaleza. Na primeira consulta ao eleitorado, para a sucessão do prefeito Roberto Cláudio, aconteceu o que já se sabia. Nos números do instituto Paraná Pesquisa, o deputado Capitão Wagner, do Pros, dispara na frente na consulta estimulada. Em três cenários diferentes, Wagner tem uma média de 38,9%, contra 15,4% do deputado Heitor Férrer, e de 14,1% da deputada e ex-prefeita Luizianne Lins. Trata-se, da mostra inicial, apontando para um horizonte eleitoral a 13 meses da eleição.

Entretanto, os percentuais não trazem nenhuma surpresa sobre quem lidera as opiniões, mas surpreende a performance do deputado Heitor Férrer em segundo lugar superando Luizianne Lins. Não dá para se desprezar, por outro lado, os números exibidos pelo instituto paranaense com o candidato do Pros alcançando uma vantagem muito superior aos percentuais de Heitor e de Luizianne juntos, descartando-se outros nomes meramente figurativos. Seja ou não antecipada, essa pesquisa deve servir como sinal revelador não só para os dirigentes do PDT, mas também para o PT de Luizianne, em resultado previsível desde a última eleição, quando os candidatos apoiados pelo prefeito Roberto Claudio não corresponderam à expectativa que deles se esperavam. Não obstante, é cedo para comemorações. Bom lembrar que estamos distantes 13 meses do pleito sucessório que definirá o futuro prefeito da urbe.

Gestão do infinito. Hoje, no La Maison Coliseum, o empresário Beto Studart passa o bastão para o novo presidente da Fiec, encerrando uma gestão de ouro à frente daquela instituição. Foram cinco anos de uma das mais profícuas e exitosa gestão na história da entidade industrial do Ceará, revolucionando o que até então poderia se admitir, desde quando ali esteve Tomaz Pompeu, um dos seus eméritos fundadores. Beto foi a estrela que lapidou o rico legado deixado pelos seus antecessores, fazendo da Federação das Indústrias do Estado do Ceará uma referência nacional, graças ao seu talento e carisma pessoal. Pensou a Fiec de ontem, de hoje e do amanhã para entregá-la a Ricardo Cavalcante, liderança moldada na sua forja para sequenciar o trabalho do infinito.

Grana mais fácil. Para desburocratizar a concessão de empréstimos o presidente do BNB, proferirá palestra, hoje, sobre o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste, no Hotel Gran Marquise. Segundo Romildo Rolim, o banco dispõe de recursos para investimentos a serem mais agilmente concedidos com a simplificação dos processos.

Conquista. Em Brasília, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, foi o anfitrião dos prefeitos cearenses que foram cobrar benefícios urgentes para os seus municípios. A eles prometeu se empenhar para atender suas demandas, incluindo, um percentual mais alto do pré-sal, bem como o aumento de 1% do FPM, que desafogaria muitas prefeituras.

Devastação. O TSE cassou os mandatos e tornou inelegíveis, por oito anos, de 11 vereadores de Valença, no Piauí. O crime desses políticos foi se elegerem “escorados” nos votos de candidatas mulheres, que terminaram aceitando ser “laranjas” para oportunistas e desonestos. O resultado poderá provocar uma onda de sentenças iguais contra milhares de vereadores na mesma situação País afora.
Ressurreição. De repente, não mais que de repente, o PCdoB-Ce reaparece através do seu histórico presidente Patinhas, agora trabalhando no Diretório Nacional. E já chega anunciando que o partido vai se reagrupar para apresentar candidatura própria em todas as capitais, inclusive em Fortaleza.

Defesa dos professores. Na Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Julielme Sena (PROS), deu entrada em Projeto de Lei solicitando a PMF para adotar sérias e rigorosas medidas em defesa dos professores da rede municipal, expostos a atos de violência. A insegurança nas escolas da rede municipal vem transformando a atividade de educar em profissão de alto risco, o que a torna missão pouco atrativa e perigosa.
OAB e política. Amanhã, no Plenário da OAB-CE, importante debate direcionado a reforma política visando elaboração de um documento de sugestões da instituição, oestadoce urgentes. Entre os destaques, uma abordagem sobre o lançamento de candidatos avulsas (sem partido) e independentes.

Fonte: 

Deixe um Comentário