O deputado Heitor Férrer (União Brasil) criticou na tribuna da Assembleia, nesta quarta-feira (01/06), a lentidão do Governo do Estado na realização de cirurgias mesmo com a constante liberação de recursos para zerar as filas de espera. Em seu pronunciamento, o parlamentar cobrou os resultados práticos dos investimentos feitos na área da saúde com essa finalidade.
“Nós deputados fizemos a nossa parte para minimizar o problema quando, em 2014, liberamos 100 milhões de reais para zerar as filas. Foi um fracasso. Essa fila só aumentou. Virou um discurso político que mexe naquilo que mais dói: a saúde do cidadão que precisa do poder público para tratar a sua doença”, criticou.
Heitor lembrou ainda a Lei 16.462, aprovada em dezembro de 2017 na Assembleia, que dispõe sobre incentivo do Estado, no valor de R$ 100 milhões, à participação da iniciativa privada na realização de cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o governo, à época da aprovação da lei, a meta era zerar a espera no primeiro semestre de 2018. “Balela”, lamentou.
Na tribuna, o parlamentar afirmou ainda que irá solicitar a ida de uma comissão de deputados à Secretaria de Saúde para que o Poder Legislativo possa fiscalizar a aplicação dos recursos.
“Vou esperar que o líder do Governo atenda meu pedido e forme uma comissão para irmos ao secretário de saúde para saber como está a utilização dos recursos. Se o líder não fizer isso, eu vou fazer um requerimento para que os deputados apreciem, para saber como estão as filas de todas as áreas”, pontuou.