Orçamento do Dnocs pode cair pela metade

Com a decisão do Governo Federal de contingenciar verbas do Orçamento Geral da União deste ano, eis que o Dnocs corre sério de risco de não ter verbas para obras de manutenção de suas barragens. O alerta é do diretor-geral do órgão, Ângelo Guerra, adiantando que outros projetos voltados para a convivência com a seca também podem paralisar por falta de verbas. “O Governo Federal sinaliza com contingenciamento de quase 50% das verbas, no que atinge nossa autarquia. Vamos conversar com o ministro Gustavo Canuto (Desenvolvimento Regional) e expor a gravidade da medida”, afirma para a coluna o titular do Dnocs. O orçamento da autarquia é de R$ 1,700 bi e pode cair pela metade, reitera Guerra, observando que apenas grande projetos, como o Lago de Fronteiras, em Crateús, escapam da tesoura, porque já têm verbas asseguradas bem antes do contingenciamento. Pois é, eis o Dnocs, sempre vivendo naquela de escapar da queda, mas levando coice.

CAMILO AGAIN

Amanhã o segundo governo de Camilo Santana (PT) completa 100 dias. No período, debelou crise no sistema prisional, tocada por facções criminosas com apoio da Força Nacional. Com base forte na Assembleia, é esperar mais, muito mais.

DESAFIOS

Ariosto Holanda, ex-deputado federal, lança hoje o livro Desafios do Século XXI – desenvolvimento humano e energia. Às 19 horas, no auditório do Sebrae. Ele sempre foi um entusiasta da educação voltada para o trabalho.

LÍNGUA ALARGADA

Ciro Gomes estendeu sua agenda nos EUA até quinta-feira, depois de falar em evento da Universidade de Harvard. Foi falar sobre os 100 dias do Governo Federal em outras instituições daquele país, onde Donald Trump tem Bolsonaro como queridinho.

CLÃ DOS GOMES

Setores do PDT cearense diziam ontem que a lembrança do nome de André Figueiredo para o Governo em 2022 partiu de Carlos Lupi. Os Ferreira Gomes e Camilo Santana querem Roberto Cláudio (PDT).

BEC & BAQUE

O ex-secretário da Fazenda, Lima Matos, vem apregoando a volta do Banco do Estado do Ceará (BEC). A Instituição foi vendido na Era Lúcio Alcântara sob ranço de atender privilegiados

TRANQUILO

Tasso Jereissati, relator da comissão no Senado que tratará da Nova Previdência, diz a amigos estar tranquilo para os trabalhos. A instalação da comissão será amanhã. O PSL de Bolsonaro não prevê tempo bom.

NADA INFANTIL

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Fortaleza inscreve, a partir de hoje, para 80 vagas de  conselheiro tutelar. Curioso: há partido e político de olho nas vagas.

ORDEM UNIDA

O Conselho Federal da OAB vai iniciar ofensiva contra projeto que dá fim ao Exame de Ordem. “No Brasil, são 1.300 faculdades, sendo 30 no Ceará” diz Marcelo Mota, conselheiro. “O exame é triagem na qualidade profissional”, defende.

TESOURADA

É lamentável que, 22 anos após ser atraída pelos governos Tasso, a Singer tenha fechado as portas em Juazeiro do Norte. Há algo na política industrial do governo, que dá incentivos fiscais, que precisa ser revisto?

É IMORTAL!

Tales Cavalcante, diretor da Rede FB de Ensino, é o mais novo imortal da Academia Cearense de Letras. Tomará posse dia 15 próximo, na cadeira antes ocupada por Genuino Sales, dia 15, às 19 horas, no Palácio da Luz.

Sobe

Hamilton Mourão, vice-presidente que, nos primeiros 100 dias de Bolsonaro, tem adotado posturas que agradam à população.

Desce

Ricardo Vélez, que foi demitido do Ministério da Educação. Para muitos, não vai fazer falta. Já vai tarde…

Horizontais_

A Academia Cearense de Retórica comemora 40 anos de existência. Com sessão solene na Assembleia, dia 17 próximo, por iniciativa de Heitor Férrer (SD). /// Até sexta-feira, o Sest/Senat oferta uma série de serviços para caminhoneiros que passarem pelo Posto São Cristóvão (BR-116). Ações integram a Semana Nacional de Saúde. /// Teodora Ximenes, ex-secretária na gestão do falecido Juraci Magalhães, agora preside o Sindicato dos Engenheiros do Ceará. /// A CE-257, que liga Ipu a Hidrolândia, é só buraco /// Só lembrando: “E Bolsonaro completará, nesta quarta-feira, 100 dias de governo. Sem projetos.”

Fonte: opovo

Deixe um Comentário