Heitor Férrer denuncia crise da Santa Casa e pede que governo socorra a instituição

O deputado estadual Heitor Férrer (SD) denunciou, na Assembleia, a grave crise financeira pela qual passa a Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza. O parlamentar esteve reunido, ontem, com o provedor da instituição, Dr. Luiz Marques, que detalhou o quadro. O total de recursos recebidos da União, do Estado e do Município não cobre os custos mensais da Santa Casa. Desde o último dia 12, foi necessário suspender a realização de atendimentos clínicos e cirúrgicos por falta de verbas.

“A Santa Casa está passando por uma crise financeira e o governo não socorre aquela a instituição em nome do povo do estado. Quando chega no máximo ao dia 15, por falta de dinheiro, 50 cirurgias por dia deixam de ser feitas. Em 12 dias úteis, são 600 cirurgias que deixam de ser feitas. O governo tinha como dar esse suporte. Essas cirurgias não realizadas é uma condenação de pena de morte oficial, é uma forma de crime que governo pratica contra o cearense”, avaliou Férrer.

Heitor Férrer afirmou ainda que fará um requerimento para a realização de uma audiência com o provedor da Santa Casa e o governador Camilo Santana em busca de uma solução para o caso. “A Santa Casa tem mais de 300 leitos, um centro cirúrgico de primeiro mundo, é um hospital-escola. O estado deveria agradecer por contar com uma instituição com o espaço físico e o quilate dos profissionais que a Santa Casa tem”, lamentou.

Após a cobrança do deputado Heitor Férrer, o Governo do Estado anunciou a liberação de R$ 10 milhões para auxiliar os trabalhos da instituição.