Notícias

18/04/2017 - Paulo Cesar Norões: Incentivo à rede pública

-

98 alunos de escolas públicas de Fortaleza estão de malas prontas. Metade vai para a Espanha e a outra para o Canadá, onde frequentarão cursos de espanhol e inglês e desfrutarão a experiência de viver por oito semanas em outro país. E, o que é melhor, não vão pagar nenhum tostão. Mas, não é favor, vão por méritos próprios. Tiraram as melhores notas entre os alunos que frequentam a Academia Enem, programa da Prefeitura para preparar jovens para disputar o ingresso na faculdade. Outro pré-requisito: ter cursado todo o ensino médio na Rede Pública. Iniciativas altamente positivas. Tanto a da preparação para o Enem como o prêmio aos que tiraram as melhores notas. Em um país onde a educação pública dificilmente é tratada como prioridade, é de se tirar o chapéu para esse baita incentivo aos jovens.

Barracas

Pela decisão do TRF5, mês passado, 43 barracas irregulares da Praia do Futuro terão que ser demolidas no prazo máximo de dois anos. Barraqueiros, no entanto, ganharam um aliado na Câmara Federal. Deputado Cabo Sabino (PR) vai dar entrada, nesta semana, em projeto de lei para beneficiar as barracas que, mesmo sem autorização da União, funcionam regularmente há pelo menos cinco anos.

Bondinho

Prefeitura de Maracanaú quer construir um teleférico na reserva dos índios Pitaguari. Assunto tem sido tratado junto à Funai, em Brasília. Equipamento seria para desenvolver o turismo na reserva, onde existe um açude, além de outras belezas naturais, produção de artesanato e danças dos índios. Consta que a etnia está dividida. Alguns entendem como um benefício. Outros nem tanto.

Bom correr

Quem não votou nem justificou ausência nas últimas três eleições, vai ter que se apressar se não quiser ter o título cancelado. De acordo com o calendário do TSE, o prazo para regularização termina no próximo dia 2 de maio. Quinze dias, portanto. Vale destacar que a legislação considera cada turno de votação um pleito em separado para efeito de cancelamento de título.

Já vi isso

PMs pernambucanos são proibidos de passar informações à imprensa de ocorrências consideradas negativas. Ordem assinada pelo coronel José Flávio Morais de Santana, que comanda oito batalhões e quatro companhias do interior. Está lá: só podem ser divulgadas "informações positivas", tipo "apreensão de armas e drogas, prisão de homicidas, traficantes, assaltantes e etc".

Prestígio

Secretário da Cultura do Ceará, Fabiano Piúba, vibra com o sucesso da Bienal do Livro, que tem levado muita gente ao Centro de Eventos. Grandes nomes da literatura nacional, ganhadores do prêmio Jabuti, passaram por lá. Como Lira Neto, jornalista, escritor e curador da Bienal, e os escritores Affonso Romano de Sant´Anna e Marina Colasanti. A Bienal funcionará até domingo.

‘Absurdo entregar a outros órgãos a atribuição de fiscalizar obras federais. Vamos exigir transparência nessa investigação”

Heitor Férrer, deputado estadual (PSB), defendendo que investigação de obras federais deve ser responsabilidade do Ministério Público Federal.

Tem mais...

Deputado federal Danilo Forte (PSB) a caminho de Lisboa. Foi convidado para o Seminário Luso-Brasileiro de Direito - Constituição e Governança. Danilo preside a Comissão Especial do Novo Código de Processo Pena.

Presidente Michel Temer disse em entrevista, no último sábado, que Eduardo Cunha (então presidente da Câmara, hoje preso por corrupção) abriu o processo de impeachment contra Dilma porque o PT não lhe garantiu os votos contra a cassação no Conselho de Ética. Bom lembrar: assim é que se constrói a história deste Brasil.

Advogado Leonardo Carvalho, que assume como desembargador do TRF 5ª Região no próximo dia 24, foi homenageado ontem pelo TRE-CE. Foi lá que Leonardo iniciou sua atuação na advocacia eleitoral, há 20 anos. 

Fonte: Diário do Nordeste

Mais notícias

14/11/2017
07/11/2017
21/11/2017
14/11/2017
veja mais