Notícias

03/08/2016 - Paulo Cesar Norões: Dentro do previsível

O recesso parlamentar não foi suficiente para provocar mudanças de postura entre os integrantes da Comissão de Impeachment do Senado. Prós e contra o afastamento definitivo da presidente Dilma voltaram a duelar na retomada dos trabalhos. Nenhuma novidade. Nem mesmo nas estratégias. Defensores de Dilma insistiram em tentar fazer com que a Comissão ouça o procurador do Ministério Público Federal do DF, Ivan Claudio Marx, defensor da tese de que as pedaladas do governo Dilma não configuram crime. O que não foi aceito. Veio, então, o relatório do senador tucano Antonio Anastasia, relator do processo. 441 páginas. Tão extenso que ele preferiu ler só os trechos mais relevantes. E nem carecia ler tudo. É notório que o grupo pró impeachment é amplamente majoritário na Comissão e deverá aprovar o relatório.

Contundente

Antonio Anastasia (foto) foi contundente no parecer. Chegou a dizer que a presidente afastada cometeu "um autêntico atentado à Constituição", e que Dilma, de forma consciente, promoveu um "vale-tudo orçamentário" em nome de um programa político. Com a provável aprovação do relatório nesta quinta, resta definir a data do julgamento no plenário, até o fim deste mês de agosto.

No Interior

Depois de peregrinar por ministérios em Brasília, em busca de recursos, governador Camilo Santana retoma a agenda política pelo Interior. Hoje ele voltará ao Cariri, para prestigiar a confirmação das candidaturas de seus apoiados Zé Ailton Brasil (PP) e Fernando Santana (PT), candidatos a prefeito em Crato e Barbalha, respectivamente.

Ribalta

Luizianne Lins cumpriu a promessa e botou o fusca na rua. Foi à convenção com Elmano de Freitas ao volante e Lula de carona. Tudo bem ao estilo da Loura, conhecida pelo discurso forte e por teatralizar seus gestos. O que, neste momento de retomada, é relevante. Luizianne sabe que, pelo menos neste início de campanha, corre por fora. E tem que se fazer notada.

Números

Ao ler nota na coluna de ontem sobre a possibilidade dos cerca de 500 candidatos a vereador ajudarem a melhorar a expectativa de votação de Roberto Claudio, observador atento foi além. Ele lembra que os 32 atuais vereadores que já anunciaram apoio à reeleição de RC, somaram 45,11% dos votos dados aos 43 eleitos na eleição de 2012.

Subir o nível

Candidato a prefeito da coligação PSB/Rede, Heitor Férrer, se diz preocupado com os disse-me-disse que tomam conta deste início de período eleitoral. E critica a troca de acusações entre políticos em detrimento da discussão de propostas. Para ele, o que o eleitor espera dos seus representantes é que parem de criar problemas e se dediquem a apresentar soluções.

"Estou aqui para resgatar uma dívida que tinha com Luizianne".

Ex-presidente Lula, durante a convenção do PT, que confirmou a candidatura de Luizianne Lins à Prefeitura de Fortaleza. Lula não citou textualmente, mas deixou nas entrelinhas que se referia à eleição de 2004, quando preteriu a candidatura de Luizianne para apoiar Inácio Arruda, do PCdoB, que terminou em terceiro lugar. Naquele ano, Luizianne acabou eleita.

Tem mais...

Ação Frente Parlamentar de Combate ao Aedes Aegypti, presidida pelo deputado Carlos Matos (PSDB), se reúne hoje em Sobral. Objetivo da Frente é integrar as ações de combate ao mosquito, transmissor de doenças graves, no Ceará.

Preocupação Em Sobral, já foram notificados 2.328 de dengue, só este ano. Sete casos de microcefalia também foram notificados e outros cinco estão em investigação, além de um caso confirmado de doença associada ao zika.

Hábil Quem vive os bastidores do grupo de oposição ao poder estadual, destaca o trabalho de formiguinha de Roberto Pessoa para aparar arestas e reaproximar quem andava afastado. Caso, por exemplo, de Tasso e Lúcio Alcântara, que hoje são vistos constantemente juntos nos eventos políticos.

Fonte: Diário do Nordeste

Mais notícias

14/11/2017
07/11/2017
21/11/2017
14/11/2017
veja mais