Notícias

31/12/2015 - Retrospectiva dos fatos da política no Ceará

Fim de ano, tempo de retrospectiva. Na cobertura política, o ano de 2015 foi marcado por denúncias, desafios para novos e velhos gestores de governos eleitos ou reeleitos, conquistas de algumas categorias, dentre elas, a Polícia Militar. A corrupção, que parece não ter fim, atingiu magistrados e políticos que, em alguns casos, terminaram presos. 2015 também foi ano de eleições municipais fora de época. Doze meses de polêmica, e bota polêmica nisso.
Durante o ano, a equipe do jornal O Estado procurou mostrar os fatos à luz do interesse público, revelar escândalos, acompanhar disputas, trabalhar com pressões, mas o final é sempre pensando no leitor e no respeito devido aos homens e mulheres da política cearense, sem perder os critérios da ética e da postura vigilante. Ao ler essa retrospectiva, você, leitor, poderá rever os fatos que marcaram a cobertura política de 2015 no Ceará.


Janeiro

Cid Gomes toma posse no Ministério da Educação
O ex-governador do Ceará, Cid Gomes, assumiu vaga de destaque no ministério da presidente Dilma Rousseff. Em cerimônia particular, em Brasília, políticos cearenses, como o novo governador Camilo Santana (PT) festejaram a colocação de Cid no cenário nacional.

Camilo pede parceria do Legislativo
O ano começou com a posse do governador Camilo Santana (PT) e da vice Izolda Cela (Pros) na administração do Ceará. O ato, nos jardins do Palácio da Abolição reuniu políticos, empresários, familiares e representantes da cultura cearense em evento que marcou o início do primeiro governo petista no comando do estado do Ceará.
Já nas primeiras palavras como governador, Camilo ressaltou a importância da parceria do Executivo, a Assembleia Legislativa e a sociedade. Naquela ocasião, Camilo destacou, em discurso, o diálogo aberto com todos.
Fevereiro

José Albuquerque é reeleito para a presidência da AL
O deputado José Albuquerque (Pros) foi reconduzido à presidência da Assembleia Legislativa do Ceará, assumindo o comando da Casa por mais dois anos. A eleição aconteceu no dia 1º de fevereiro, logo após a posse dos deputados eleitos. Foram 42 votos a favor da chapa apresentada e quatro contra. O resultado chamou a atenção, uma vez que apenas o deputado Renato Roseno (Psol) revelou o voto contrário ao grupo encabeçado por José Albuquerque. Os outros três deputados que manifestaram rejeição à chapa mantiveram suas opiniões resguardadas pelo sigilo do voto.
Março

Cid é convocado a prestar esclarecimentos por ter chamado deputados de “achacadores”
As declarações do ex-governador do Ceará e ministro da Educação, Cid Gomes (Pros), contra integrantes da Câmara dos Deputados geraram uma saia justa sem precedentes para o Governo Dilma. Cid disse que o Legislativo abriga “uns 400 deputados, 300 deputados achacadores” e terminou será obrigado a explicar a declaração em Plenário da Câmara. Líderes da bancada cearense tentaram transformar a convocação em convite, mas foram “engolidos” pela maioria.

Cid Gomes deixa Ministério da Educação
Após 77 dias à frente do Ministério da Educação (MEC), Cid Gomes (Pros) pediu demissão e foi a primeira baixa do novo governo Dilma Rousseff (PT). Após sessão na Câmara dos Deputados, marcada por embate e troca de acusações, o ex-ministro reiterou críticas a “achacadores” e provocou protestos de parlamentares. Deixando a Casa após ser chamado de “palhaço”, Cid foi ao Palácio do Planalto logo em seguida e comunicou à presidente sua saída da pasta.
Abril

Camilo garante Lei de promoções da Policia Militar
O governador Camilo Santana (PT) reuniu-se com deputados estaduais no Palácio da Abolição. Na pauta, o projeto de lei que trata da promoção de policiais militares e outros oficiais. Depois, a matéria foi enviada para análise e terminou aprovada pela Assembleia Legislativa. Assim a espera de nove anos pela ascensão profissional chegou ao fim para policiais militares e bombeiros. O projeto, segundo o governo, deveria garantir novos cargos a cerca de oito mil servidores já na primeira aplicação. A última grande promoção para as tropas tinha ocorrido na gestão Lúcio Alcântara, em 2006. O assunto fez parte dos compromissos assumidos pelo petista no início de sua gestão.

Conselho de Ética pede cassação do mandato de “A Onde É”
Relator do caso na Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Deodato Ramalho (PT) analisou denúncias e ouviu testemunhas de defesa do vereador acusado de enriquecimento ilícito, sugerindo assim a cassação de Antônio Farias de Sousa, conhecido como A Onde É (sem partido). O parlamentar chegou a ser preso em flagrante por, segundo o Ministério Público do Ceará (MP-CE), reter para uso próprio o salário de um assessor em setembro do ano passado. Antes da prisão, o MP já investigava o parlamentar por denúncias relacionadas à corrupção.
Maio

Ameaçado de cassação, vereador A Onde É pede renúncia
Oito meses depois de ser preso em flagrante recebendo verbas de assessor parlamentar, o vereador Antônio Farias de Sousa encaminhou ao presidente da Câmara, vereador Salmito Filho (PDT), pedido de renúncia.

Carlile Lavor deixa Secretaria da Saúde
O médico Carlile Lavor deixou a secretaria de Saúde do Estado. A exoneração, a pedido, foi comunicada oficialmente pela Casa Civil do Governo do Ceará. Ele deixou a pasta cinco meses depois de assumir o cargo. O secretário adjunto Henrique Javi, assumiu o posto. Carlile Lavor deixou a pasta em meio à crise na saúde no Ceará. No primeiro semestre, os hospitais do Ceará enfrentaram superlotação acima da média.
Junho

Morre deputado estadual Welington Landim aos 59 anos
O deputado Welington Landim morreu na terça-feira, 9 de junho, de meningite bacteriana. Ele permaneceu internado no hospital São Mateus por quase dez dias, mas não resistiu à doença. O deputado cumpria seu quinto mandato na Assembleia Legislativa do Ceará. O governador decretou três dias de luto no Estado. Parlamentares fizeram homenagens a Landim durante sessão plenária.

Morre ex-deputado cearense Paes de Andrade
O cearense foi um dos nomes no parlamento que, nas décadas de 80 e 90, projetou o Ceará em nível nacional. Paes assumiu a Presidência interina do País por 11 vezes na ausência de Sarney. Natural de Mombaça,foi deputado federal por oito mandatos, com passagens pelos partidos PSD, MDB e PMDB, tendo presidido a Câmara dos Deputados entre 1989 e 1990. Andrade morreu aos 88 anos, após sofrer falência múltipla

Desembargador é afastado após ação da PF
Operação da Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão e de condução coercitiva na sede do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Um dos investigados, o desembargador Carlos Feitosa foi afastado por 90 dias dos órgãos. A ação, que corre em sigilo, apura a suspeita de venda de liminares em plantões judiciais, também investigada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e denunciada pelo ex-presidente do TJ/CE, desembargador Gerardo Brígido.
Julho

Pelo Facebook, ex-governador ataca Eunício Oliveira
O ex-governador Cid Gomes (Pros) voltou usar o termo “achacadores”, desse vez, para classificar o senador Eunício Oliveira (PMDB), com quem está rompido politicamente desde a disputa eleitoral de 2014. O ataque aconteceu por meio da rede social Facebook. Cid compartilhou uma reportagem que cita a indicação de Eunício para emplacar o genro na Agência Nacional de Aviação.

Com críticas ao governo, Ivo Gomes deixa Secretaria das Cidades
O secretário das Cidades, Ivo Gomes, entregou o cargo ao governador Camilo Santana. O anúncio foi feito por meio de comunicado à imprensa, em que relatou como justificativa para entregar a pasta o atraso no pagamento de funcionários que fazem a vigilância do Metrô de Fortaleza.
Agosto

#ForaDilma! Protesto em Fortaleza tem participação de Bolsonaro
O protesto contra a presidente Dilma Rousseff, em Fortaleza, que reuniu milhares de manifestantes na Praça Portugal, teve como destaque, a presença do deputado federal Jair Bolsonaro. Ele foi recebido com gritos de apoio. “Bolsonaro guerreiro, orgulho brasileiro”.
Setembro

Ciro Gomes filia-se ao PDT
O ex-deputado Ciro Gomes filiou-se ao PDT. Lideranças da legenda apostam em Ciro como nome forte, capaz de emplacar uma candidatura à Presidência da República, em 2018. A mudança de Ciro do Pros para o PDT foi articulada com a colaboração do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e do líder do partido na Câmara, André Figueiredo, presidente da sigla no Ceará.

Leandro Vasques assume comando do Pros
Em ofício datado de 18 de setembro, enviado ao TSE, pelo presidente Nacional do Pros, Eurípedes Gomes Júnior, o partido designou o advogado Leandro Vasques para a presidência estadual no Ceará. Em princípio, a indicação recaiu sobre o também advogado Valdetário Monteiro, atual presidente daOAB-CE, que declinou do convite indicando o também advogado Leandro Vasques.

Sérgio e Eliane Novais anunciam desfiliação do PSB
Ainda na dança das cadeiras, o ex-deputado federal Sérgio Novais e a sua irmã a ex-deputada Eliane Novais, após 30 anos nos quadros do PSB do Ceará, anunciaram oficialmente, suas desfiliações do PSB. De acordo com os políticos, o motivo foi divergência com o comando do partido em nível nacional, Carlos Siqueira. Em outubro, os políticos se filiaram ao PMDB.
Outubro

Heitor Férrer oficializa mudança para o PSB
Após intensas articulações nos bastidores, o deputado Heitor Férrer assinou sua ficha de filiação ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). A saída do PDT, após décadas no partido, deu-se em função do ingresso de adversários políticos no PDT, como o ex-governadores Cid e Ciro Gomes, assim como o prefeito Roberto Cláudio.

André Figueiredo assume o Ministério das Comunicações
O cearense André Figueiredo (PDT) assumiu a pasta das Comunicações, em Brasília. Ao lado de Figueiredo estavam políticos do Estado, como o governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio.

Ex-servidor da CMFor é preso por participar de esquema de desvio de VDP
Francisco Elias Santos Salomão, ex-servidor da Câmara Municipal de Fortaleza, foi preso por suposta participação em esquema de desvio de dinheiro público envolvendo as verbas parlamentares. A prisão atendeu ao pedido do Ministério Público Estadual do Ceará (MPE/CE) que investiga o crime. Francisco era responsável pelo controle da Verba de Desempenho Parlamentar (VDP). As investigações apontaram que o desvio de recurso público ocorria por meio do fornecimento de recibos falsificados por um concessionário de uma agencia dos Correios, que também foi preso na operação comandada pelo promotor Luiz Alcântara, da Procuradoria de Crimes contra a Administração Pública (Procap).

Cid Gomes filia-se ao PDT e chama Michel Temer de “chefe de quadrilha”
O ex-governador Cid Gomes filiou-se ao PDT, durante a convenção cearense do partido, em Fortaleza. Cid aproveitou a ocasião para reforçar que o PDT deve elaborar um projeto político para o País para disputar as eleições presidenciais de 2018, etapa que deverá contar com a participação do irmão, Ciro.

Heitor Férrer assume presidência do PSB em Fortaleza
O deputado estadual Heitor Férrer assumiu a presidência do PSB municipal, após definição das cúpulas nacional e estadual. A ambientalista Geovana Cartaxo ficou como vice-presidente. Heitor prometeu que manterá a conduta de trabalho diante da missão de reestruturar a legenda em Fortaleza.

Assembleia autoriza Executivo a usar recursos de Conta Única da Justiça
Após polêmica entre situação e oposição, a Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei que trata da utilização de recursos oriundos de depósitos judiciais para fins do interesse público, especificamente na recomposição dos fluxos de pagamento e do equilíbrio atuarial do Fundo de Previdência do Estado. Com a aprovação da matéria, o Governo do Estado ficou autorizado a fazer uso de até 70% dos recursos geridos atualmente pelo Tribunal de Justiça do Ceará. O restante deve ficar de reserva para o pagamento das partes vencedoras dos processos após determinação da Justiça. O valor gira em torno de R$ 1,2 bilhão.
Novembro

Falece ex-governador do Ceará Beni Veras
Faleceu o ex-governador do Ceará, Benedito Clayton Veras Alcântara, de 80 anos. Nascido em Crateús, Beni Veras foi um dos grandes políticos cearenses da história. O Governo do Estado do Ceará decretou luto oficial de três dias e manifestou profundo pesar pela morte do político. Além de ter sido vice-governador e ocupado o cargo de governador entre abril de 2002 e janeiro de 2003, foi senador da República – entre 1991 e 1999 – e ministro do Planejamento, em 1994. Também foi presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC).

Em sessão que durou 16 horas, AL aprova alterações nas alíquotas do ICMS e IPVA
A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou em sessão plenária que durou mais de 16 horas, as mensagens nº 7.905 e 7.906, do Poder Executivo, que alteram, respectivamente, alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotivos (IPVA). A matéria recebeu 22 votos favoráveis, 12 contrários e uma abstenção.
Dezembro

Governo do Estado promove cerca de 9 mil PMs e bombeiros
O mês de dezembro foi marcado pela promoção de nove mil policiais militares e do Corpo de Bombeiros do Ceará. No total, foram 10 eventos, dois em Fortaleza e um em Sobral, Crateús, Itapipoca, Canindé, Iguatu, Juazeiro do Norte, Russas e Quixadá. Assinada pelo governador Camilo Santana, em 22 de abril, a Lei das Promoções foi aprovada por unanimidade pelos deputados e sancionada no dia 25 de maio, durante a solenidade de comemoração dos 180 anos da Polícia Militar do Ceará. A medida institui um fluxo regular e automático na carreira dos oficiais e praças estaduais.

Fonte: O Estado

Mais notícias

14/11/2017
07/11/2017
21/11/2017
14/11/2017
veja mais