Na Mídia

22/11/2017 - Paulo Cesar Norões: As últimas fichas de Temer

-

Dada como causa perdida há pouco mais de 15 dias, a Reforma da Previdência volta à cena com toda força. O governo já conta com sua aprovação no Congresso no início de dezembro. E investe pesado para isso. Até porque, com a eleição se avizinhando, pautas impopulares ou são aprovadas agora ou só no próximo mandato. Parlamentares não vão se arriscar em ano eleitoral. Estará em jogo a própria sobrevivência. Mas, por que um governo com a popularidade beirando a zero teima em apostar em pautas impopulares? Talvez porque Temer saiba que, embora sem se manifestar, parte da sociedade apoia essas reformas. Que são, junto com a recuperação da economia, a única chance dele terminar o mandato com alguns pontos positivos no histórico. Mas, não para pensar em reeleição. Aí não, é demais.

Senador

Deputada Luizianne Lins apoia desejo de reeleição do aliado José Pimentel e deixa claro que o PT não abre mão de uma das vagas de senador na chapa majoritária encabeçada pelo governador Camilo Santana, em 2018. Até porque é algo já decidido pela Executiva Nacional do partido. A 'Loura' acredita na eleição de Lula e diz que é necessário "lhe garantir maioria no Congresso, pra que novo golpe não venha acontecer".

Falta...

Prefeitos de todo o País, especialmente de municípios menores, do Interior, se veem com as mãos na cabeça para conseguir pagar a folha de pagamento, a cada fim de mês. Acompanhados dos presidentes da Associação dos Prefeitos do Ceará, Gadyel Gonçalves, e da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Roberto Ziulkoski, foram pedir ajuda ao presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB).

...Dinheiro

Entre outras demandas, os prefeitos querem apoio para obtenção de verbas extras que ajudem-os a fechar as contas de 2017. Querem também ajuda para derrubar o veto do presidente Temer ao dispositivo que permitiu a redistribuição do ISS para o local do consumo, carreando mais recursos para os municípios. Eunício colocou a matéria na pauta de hoje do Congresso.

Modelo?

Deputado Heitor Férrer (PSB) voltou à carga contra o governo Camilo Santana, dessa vez para criticar a ida do governador aos Estados Unidos para apresentar o Ceará como um modelo de gestão, enquanto cearenses sofrem com a precariedade da Saúde estadual. "Tem muita gente morrendo por falta de antibiótico e outros materiais. (...) Que modelo de gestão é esse?", questiona o deputado.

Trabalhista

Senador José Pimentel (PT) apresentou nada menos que 25 emendas ao texto da medida provisória que altera pontos da Reforma Trabalhista. Uma delas tenta dar proteção dos contratos em vigor, antes da Reforma. Para ele, a MP de Temer é inconstitucional, pois fere o princípio de que uma nova lei não pode prejudicar um ato jurídico perfeito, como um contrato já firmado entre empregado e patrão.

"Vai ter um objetivo claro: acabar com uma transferência de renda injusta que tem no Brasil"

Deputado Rodrigo Maia (DEM), presidente da Câmara Federal, sobre a necessidade de se fazer a Reforma da Previdência. "Hoje, os brasileiros mais pobres financiam a aposentadoria dos que ganham mais, é isso que acontece. Por que os mais pobres se aposentam com 65 anos, e os que ganham mais conseguem se aposentar com 50, 52 54, 56 anos", completa Maia.

Tem mais...

Nazareno Albuquerque, que nos anos 1970 era uma espécie de 'Cid Moreira do Ceará', quando âncora do jornalismo da TV Verdes Mares, vai receber este ano o Troféu Imprensa, da CDL de Fortaleza. Entrega será no próximo dia 30.

Câmara de Vereadores do Crato aprovou concessão de título de cidadão cratense ao deputado e pré-candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro. Se essa moda pega, hein?

Presidente da Federação das Indústrias do Ceará, Beto Studart, amanhece amanhã no Cariri. Apresenta, em Juazeiro do Norte, os resultados do 1º Fórum das Indústrias do Cariri. Iniciativa faz parte do Programa para Desenvolvimento da Indústria, em parceria com o Sebrae.

Mais na mídia

12/12/2017
12/12/2017
12/11/2017
12/11/2017
veja mais