Na Mídia

31/10/2017 - Comunicado: na realidade, nossos mitos

-

Hoje é o Dia do Saci Pererê em Fortaleza e em várias outras cidades do País. Não se espante nem pense em levar na galhofa. Afinal, a data se baseia em decisões políticas, adotadas nas casas legislativas municipais e sustentadas pelo argumento da valorização da cultura local. É, em princípio e fim, uma reação propositiva diante do Dia das Bruxas (Halloween, no original), instituição que migrou da tradição europeia para a dos Estados Unidos.

Passo a passo

Por iniciativa do vereador Guilherme Sampaio (PT), a Câmara Municipal de Fortaleza analisou e aprovou em 2007 projeto que criou o Dia do Saci - já a reboque de propostas semelhantes que haviam passado em outras instituições. A ideia de se destacar o menino negro de uma perna só, brincalhão mas protetor da natureza, fumante e sorridente, foi bem recebida pelo Paço. E a prefeita de então, Luizianne Lins (PT), sancionou o texto.

Falta enxergar

Palavras de Guilherme Sampaio: "A intenção deste projeto é ensinar às crianças, que o País também tem seus mitos, difundindo a tradição oral, a cultura popular e infantil, os mitos e as lendas brasileiras". Mas as boas vontades foram levadas num pé de vento. É que desde 2008 a Prefeitura de Fortaleza não dá bola para a proposta. E, salvo algumas exceções, as escolas municipais fingem que não veem o Saci.

"Contamos com sete conselheiros, seis procuradores, seis auditores e a soma dos servidores do TCE e TCM. Como não conseguem dar conta?"

Deputado Heitor Férrer (PSB)

Reagindo a declaração do conselheiro do TCE-CE Alexandre Figueiredo de que o trabalho está dificultado pela absorção das tarefas do TCM. "Se ele não está mais dando conta do trabalho, peça aposentadoria e outro conselheiro assumirá o lugar".

4 novas

Zonas eleitorais serão instaladas em Fortaleza pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará. São zonas que estão sendo transferidas de Saboeiro, Orós, Monsenhor Tabosa e Iracema para a Capital.

18 municípios

Tiveram zonas extintas: Cedro; Jardim; Pacoti; Pereiro; Ubajara; Ipaumirim; Orós; Saboeiro; Ocara; Mucambo; Parambu; Monsenhor Tabosa; Iracema; Itaitinga; Jati; São Luís do Curu; Paraipaba e Banabuiú.

Justamente isso

O Tribunal de Justiça do Estado encerra hoje mutirão carcerário no município de Icó, a 358 quilômetros de Fortaleza. Os trabalhos têm coordenação do juiz Francisco Ireilton Bezerra Freire, titular da unidade local. Na mira, a necessidade da manutenção das prisões provisórias e a de reexaminar os regimes de cumprimento de pena.

Apertem os cintos...

Atrasou uma hora, exatinha, a solenidade que o Governo do Estado fez ontem para celebrar o acordo com as empresas Gol, KLM e Air France firmaram para usar o Aeroporto Pinto Martins como centro de distribuição de voos - o "hub". Estava agendada para as 9h e só começou às 10h. Curioso é que o ato foi um simulacro de voo, com o ambiente da Residência Oficial imitando avião, os convidados sentados como passageiros - incluindo deputados, senadores, vereadores e prefeitos - e o governador Camilo Santana (PT), principal articulador da negociação, citado com "piloto".

Mais na mídia

12/12/2017
12/12/2017
12/11/2017
12/11/2017
veja mais