Análises

21/12/2015 - Coluna Vertical - Alan Neto: Seca e dívidas rurais

O líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira, está cobrando da área econômica do governo federal que reconsidere o prazo para que os agricultores possam renegociar suas dívidas junto às instituições financeiras. No próximo dia 30 vai se expirar o período para essa renegociação. Eunício solicitou que os refinanciamentos desses débitos sejam prorrogados mais uma vez em razão de uma das piores secas enfrentada pelos Estados nordestinos. “Nós todos temos conhecimentos que o Nordeste passa hoje por uma seca imensa e com a perspectiva lamentável de mais seca no próximo ano. Portanto, os agricultores não têm condições de liquidar suas dívidas”, diz. O BNB, o maior credor nesse campo, sinalizou condições para a prorrogação. Falta Dilma, votadíssima na região, dar aval.

 

TELA FINANCEIRA

O secretário da Cultura do Estado, Guilherme Sampaio, lança, nesta semana, o Edital Ceará de Cinema e Vídeo. Com quase R$ 11 milhões para apoio à produção de filmes cearenses.

MADRUGANDO 2016

Heitor Férrer, pré-candidato a prefeito de Fortaleza pelo PSB, marcou para fevereiro o primeiro seminário de coleta de propostas para sua gestão. Será em Messejana, com a expectativa de reunir cerca de mil lideranças.

 

TUDO É POSSÍVEL

Do governador Camilo Santana (PT), ao ser indagado por esta Vertical se o reajuste dos servidores virá ou se tudo ficará congelado: “Tudo é possível, mas vamos estudar!” 

 

PAÇO GIGANTE

Vem aí mais uma Parceria Público-Privada: construção do Centro Administrativo Municipal nas imediações da Praça da Estação. O coordenador das PPPs, Alexandre Pereira, trata do assunto.

 

ANDAIME FESTIVO

A Assembleia Legislativa homenageará hoje 12 engenheiros. Na lista, o engenheiro agrônomo Camilo Santana, o engenheiro civil Cid Gomes e a engenheira eletricista Thereza Neumann (Senge/CE).


PORTO SEGURO

O movimento de cargas do Porto do Mucuripe vai fechar o ano com 9% de crescimento, se comparado a 2014. Anuncia Mário Jorge, diretor de Infraestrutura e Gestão Portuária.

 

FRANGUINHO DE NATAL

Trabalhadores da Coosaúde, cooperativa que presta serviços para o Hospital São José, farão ato de protesto hoje contra salários em atraso desde setembro. 

 

MICROEMPREENDER

O Sebrae/CE fecha o ano com mais de 60 mil microempreendedores individuais novos, comemora o diretor técnico do órgão, Alcy Porto.

 

HORIZONTAIS

. O vereador João Alfredo (PSOL) é o mais novo aluno do curso de Doutorado da UFC na área do Direito Ambiental.

 

. Virou moda. Em cada evento que o prefeito Roberto Cláudio (PDT) vai, a turma da Regional passa antes fazendo aquela geral de limpeza.


Só lembrando: “Nesta semana, qual coral nada natalino prevalecerá: o do “Fora Dilma!” ou do “Fora Cunha!”?”


SOBE


IPREDE, que fecha o ano como uma das entidades filantrópicas mais queridas em matéria de campanhas e doações.

 

DESCE


DESAFIO JOVEM, que vive situação difícil e precisa, mais do que nunca, do apoio da sociedade civil na luta contra as drogas.


Fonte: O Povo

Mais análises

14/06/2016
10/05/2016
09/05/2016
21/12/2015
veja mais