Análises

14/09/2015 - Macário Batista: Vou de Uber

O plenário do Senado aprovou, em segundo turno,  proposta de emenda à Constituição (PEC) que inclui o transporte público na lista de direitos sociais dos cidadãos, assim como já ocorre para a educação, saúde, alimentação, moradia e trabalho, entre outros. O texto, de autoria da deputada Luíza Erundina (PSB-SP),  foi aprovado sem alterações em relação ao enviado pela Câmara. A promulgação está prevista para a próxima terça-feira (15), em sessão solene no Senado Federal. Na mesma sessão, será promulgada outra PEC aprovada pelos senadores na última semana, a que amplia o prazo em que a União deverá destinar às regiões Centro-Oeste e Nordeste percentuais mínimos dos recursos para a irrigação. O mesmo Senado teve uma outra matéria com sua aprovação, derrotada na Câmara dos Deputados. Sob enorme pressão de taxistas, foi derrotado o projeto que oficializava o Uber, o táxi livre, isto é; um carro particular, de qualidade e segurança que faz corrida, prática do mundo inteiro. Resta ao usuário e defensores do sistema que Dilma Rousseff vete o que a Câmara aprovou e aos que preferem não ir de táxi, ir de Uber e bra.

Frase. “Exatamente nesses anos do governo Dilma é que os investimentos externos tiveram um período promissor. Mesmo com o rebaixamento, ainda é maior que no inicio do governo Lula e muito maior que no período de FHC, quando o Brasil não tinha a menor credibilidade no exterior”.  — Zé Guimarães na Câmara dos Deputados.

Ineficácia da Lei O deputado Duquinha (Pros) voltou a dizer que é contra o desarmamento da população, previsto no Estatuto do Desarmamento. Para o parlamentar, a opção de desarmamento civil se mostrou ineficaz, uma vez que a criminalidade não diminuiu. “O desarmamento apenas tirou o direito de defesa das pessoas de bem. Hoje, estamos vivendo uma situação caótica em todo o Brasil. Não temos segurança”, destacou.

Fim dos tempos Hoje, 14 de setembro, termina o prazo de 90 dias de afastamento do desembargador Carlos Feitosa, definido pelo tribunal após a deflagração da Operação Expresso 150, da Polícia Federal.

Investigado Por decisão do ministro Herman Benjamin, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o afastamento do desembargador Carlos Rodrigues Feitosa será mantido. O magistrado está sob investigação por suposto envolvimento no esquema de venda de habeas corpus nos plantões do Judiciário cearense.

Pedido importante
O deputado federal Adail Carneiro (PHS) requereu debate sobre a viabilidade da interligação entre o Rio Preto (BA) e o Rio Tocantins, com objetivo de assegurar a navegação desde o rio São Francisco até o Rio Amazonas, conforme previsto no Projeto de Lei 6569/2013.

Vazão do Velho Chico “Nosso interesse é discutir a interligação e analisarmos a possibilidade de beneficiar o Rio São Francisco, aumentando sua vazão. Acredito que o projeto pode viabilizar a tão sonhada transposição em outros trechos ao longo de seu leito”, explicou Adail Carneiro.

Revelação Professor Teodoro foi ao meio-fio e pediu voto de congratulação aos colegas, lá dele, na Assembleia, por Roberto Claudio ter ficado entre os 30 melhores prefeitos do Ceará, sei lá onde. A ira desabou.

Espumando Teve deputado em absoluto estado apoplético de raiva, esculhambando com RC15. Claro que alguns, derrotados na eleição passada por RC. Nenhum desconfiou da agência classificadora de melhor disso ou daquilo. Tomara que não tenha sido a da arrumação.

Tá brabo Nas proximidades da Igreja da Saúde, no Mucuripe, a bandidagem mirim resolveu sair das favelas em volta e atacar motoristas nos sinais. Cidadão para, “flanelinha” avança. Quer dinheiro. Não tem. Então tome risco no carro. E ameaças!!!

Indecisão? Qual o quê! Heitor Férrer com a sabedoria dos velhos monges, sentou no monte de gelo e levitou. Foi pra festa, ouviu os aplausos mas não comeu o bolo. Deixou pra “depois” a assinatura da ficha com o PSB. Diz que vai à última bola, aos 45 do segundo tempo.

Os dançarinos
Participarão o governador Camilo Santana, os senadores Tasso, Eunício Oliveira e  Pimentel, e o coordenador da bancada cearense em Brasília, José Airton. Também os secretários estaduais Arialdo Pinho (Turismo), André Facó (Infraestrutura) e Mauro Filho (Fazenda). Ta faltando alguém?

Mais informações de Macário Batista:
e-mail: macariob@uol.com.br

macariobatista.blogspot.com

Fonte: O Estado

Mais análises

14/06/2016
10/05/2016
09/05/2016
21/12/2015
veja mais