Análises

11/09/2015 - Comunicado: Dias de revoada

Começa nesta sexta-feira, para a política do Ceará, a temporada de troca-troca partidário. Em ato na Assembleia Legislativa, o PSB vai filiar o deputado estadual Heitor Férrer (saindo do PDT) e o deputado federal Danilo Forte (saindo do PMDB), mais por motivações eleitorais do que por ideológicas. Heitor é cotado para disputar a Prefeitura de Fortaleza e, com a anunciada migração do grupo dos irmãos Cid e Ciro Gomes, perdeu espaços na sigla em que se encontrava havia 28 anos. Já Danilo se movimenta para tentar o Executivo de Caucaia. E o PSB, nesse cenário, enxerga chances de se reerguer. É que a legenda jazia esvaziada após ter perdido em 2013 o contingente que agregara quando recebeu em 2003 Cid, Ciro e aliados.


A estação migratória dos políticos coincide com uma crise no PMDB. É que, após expulsar o vereador Carlos Mesquita (foto), o partido quer tirar o mandato dele dos trilhos - embora o chefe regional, senador Eunício Oliveira, negue que essa pontaria. "Jamais vou tomar mandato de alguém", já disse, mas sem especificar se a "nobre postura" é para todos ou só para quem sai voluntariamente.

16 de setembro 
É a data agendada pela Prefeitura de Fortaleza para divulgação dos resultados de concurso para professores temporários na rede municipal de ensino. Ou seja, quarta-feira.  

9 áreas 
São contempladas: Pedagogia, Matemática, Ciências, Inglês, Português, História, Geografia, Educação Física e Artes. A lotação dos aprovados será feita nos dias 21 e 22 próximos. 

"Os terminais (de ônibus) têm sido campeões de reclamações. Construídos na década de 90, foram mostrando ao longo dos anos sinais de saturação, sem ter até hoje passado por reformas amplas"

Vereador Iraguassu Teixeira 
(PDT) 

Citando como exceção o de Antonio Bezerra "que mesmo com a reforma, continua apresentando antigos problemas"  

Poder... 
Começa nesta sexta-feira, às 13 horas, seguindo até amanhã, a IV Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. O evento tem como tema central os direitos, participação e poder femininos. Na Universidade do Parlamento Cearense, no anexo da Assembleia Legislativa. 

...Às mulheres 
A Conferência Municipal tem caráter deliberativo e, ainda, de preparação para a Estadual - que está agendada para 4, 5 e 6 de dezembro próximo -, com a eleição das delegadas de Fortaleza. E, mais, para a Conferência Nacional, que será realizada de 15 a 18 de março do ano que vem. 

Poesia agreste 
O escritor Pedro Nogueira Pereira lança hoje o livro "Minhas Rimas", na Livraria Cultura (Av. Dom Luís, 1010 - Aldeota). Aos 84 anos, o autor se dedica à literatura de cordel há mais de 40 anos. E com uma soma de experiências das boas: foi servidor público e embrenhou-se, ainda, no terreno da política. Chegou a ser o primeiro prefeito de Pimenteiras (PI), onde nasceu.

Fonte: Diário do Nordeste

 

Mais análises

14/06/2016
10/05/2016
09/05/2016
21/12/2015
veja mais