Análises

09/09/2015 - Comunicado: Projeto além da muralha

O governador Camilo Santana (PT) retorna a Fortaleza hoje à noite. Estava na China. Na bagagem, além do evidente jet lag de um fuso de 13 horas, traz uma série de contatos com empresas de áreas diversas - da telefonia móvel à automobilística. Mas cabe destacar encontros no setor petroquímico. Camilo quer sanar a lacuna que a Petrobras deixou no planejamento do Estado quando decapitou o projeto da Refinaria. E anote: ele volta otimista.


O que é que há 
Questões jurídicas e políticas vinculadas à gestão de finanças municipais compõem a pauta na 3ª Assembleia Geral Ordinária da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf), em Fortaleza. As primeiras tramitando no Supremo Tribunal Federal, as outras no Congresso Nacional. O evento será realizado nos dias 17 e 18 próximos, no hotel Gran Marquise (Avenida Beira Mar).

Conexões 
A Assembleia da Abrasf vai reunir os secretários de Finanças, Receita, Fazenda e Tributação de todas as capitais brasileiras. E há uma interessante relação com a Fortaleza, onde a entidade foi fundada 32 anos atrás. É que 11 anos depois teve a sede transferida de São Paulo para Fortaleza, aqui permanecendo até 2007, quando se mudou para Brasília. O secretário local, Jurandir Gurgel, é o diretor parlamentar da associação. 

"Não é por acaso que esta casa representa a cidade. É lamentável que só se venha a tomar conhecimento após o hospital ser interditado"

Vereador Ronivaldo Maia (PT)

 Passando pito na Câmara e na Prefeitura pela falta de informações relativas à suspensão de parte das atividades do Hospital Nossa Senhora da Conceição,no Conjunto Ceará  

39 Mil Pontos de iluminação pública de Fortaleza foram submetidos a melhorias desde 2013, segundo a Prefeitura de Fortaleza. O Município declara ainda que atualmente mais de 42% dos pontos são de luz branca.

21,5 Mil Pontos de iluminação em Fortaleza devem ter novas luminárias ainda este ano, conforme a administração municipal. Para 2016, a previsão de melhorias alcança mais de 20 mil pontos de iluminação.  

É a história, né? 
O deputado Heitor Férrer marcou filiação ao PSB para a próxima sexta. Há quem avalie a data como pura provocação. Foi em 11 de setembro de 2001 que as torres gêmeas, em Nova York (EUA), foram derrubadas num ataque terrorista. No caso local, as "torres" seriam os irmãos Cid e Ciro Gomes. O que não se diz é que também foi num 11 de setembro - de 1973 -, no Chile, que o general Augusto Pinochet deu um golpe brutal contra a democracia e o governo de Salvador Allende. 

Colocando a mão na massa 
Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Ceará e Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado marcaram para hoje a assinatura de convênio com o qual vão fazer - literalmente - com que internos do sistema carcerário local ponham a mão na massa. Pelo acordo, até 24 presidiários da Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo, em Pacatuba, podem ser engajados na produção de até 30 mil pães para serem repassados a padarias de Fortaleza. O acerto é esse: as empresas pagam 3/4 do salário mínimo aos presos participantes (R$ 591,00), bancam equipamentos e logística de transporte e disponibilizam um funcionário para acompanhar a produção. Já a Sejus fica com a responsabilidade de pagar as contas de água e de luz. 

Fonte: Diário do Nordeste

Mais análises

14/06/2016
10/05/2016
09/05/2016
21/12/2015
veja mais