Análises

02/09/2015 - Fernando Maia: Convenção da CDL e Turismo da Ibiapaba

Neste final de semana, boa parte das atenções dos comerciantes lojistas cearenses está voltada para a o Planalto da Ibiapaba, onde será realizada a 27ª Convenção Lojista Estadual do Comércio Lojista promovida pela CDL, na cidade de Ubajara. A promoção do evento, além de visar a unidade do comércio lojista do Ceará, tem outras metas importantes, para outras áreas de ação visando o desenvolvimento econômico daquela importante região. O Planalto, hoje reconhecido como potência em termos de horticultura e floricultura, cobra mais empenho dos governos Estadual e Federal, um projeto unificador para um de seus mais ricos potenciais, o turismo. Para o falecido governador César Cals, para se explorar o turismo da Ibiapaba, bastaria “vender o seu clima”. Mas a região tem muito mais que o clima, exibindo paisagens encantadoras e incontáveis atrações naturais, ao longo dos seus 5.071 Km2 área, com sua faixa de mata atlântica, além de variada e rica flora, e de apreciado artesanato. A presença da CDL, através da sua convenção, atrai muitas centenas de visitantes, mas também muitos deputados eleitos pelas cidades ibiapabanas. Um esforço unificado desses políticos, em conjunto com o empresariado lojista em prol do turismo no suave clima da Ibiapaba, seria uma grande idéia a ser discutida na convenção lojista, e com a certeza de que todas os oito municípios da serra oferecem ótimos atrativos turísticos, mas que têm de ser explorados democraticamente. Há um sentimento, verdadeiro, de que onde o turismo estiver bem, o comércio em geral também estará.

Marcando um tento. Quando a discussão sobre o HUB da TAM começava a esfriar, o governador Camilo marca importante tento, apresentando aos ministros Padilha, da Aviação Civil, e Levy, da Fazenda, proposta para transformar a Base Aérea em pista para o Aeroporto Pinto Martins.

Valeu o grito Em reunião convocada pelo presidente da Faec, Flávio Saboya, com a ministra da Agricultura Kátia Abreu, criadores estrilaram, e tiveram a garantia de milho para os rebanhos..

 Alinhamento O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, recebeu, em São Paulo, o cearense Paulo Angelim, coordenador da Aliança Nacional anti-governo Dilma, visando o alinhamento dessas forças.

Dobradinha Antes mesmo das trocas de partido, o deputado Cabo Sabino (PR), propõe “dobradinha” formada pelos deputados Heitor Férrer e Capitão Wagner (PR) para a PMF-2016.

 O problema... ...é que Wagner, embalado pelos 150 mil votos obtidos para a AL, continua considerado pré-candidato à sucessão do prefeito Roberto Cláudio, e com muitos apoios importantes.  

 Acordo bom O presidente da AL, José Albuquerque, e o governador Camilo, fecharam acordo importante: os recursos de emendas de todos os deputados serão para saúde e recursos hídricos.

 Vergonha  Na AL, é voz geral: é preciso por fim a espetáculos vergonhosos, como o entra-e-sai do prefeito Crisóstomo, de Canindé, que deixam comunidades sem governo.

 Ética Sobre o seu ingresso no PSB, o deputado Heitor Férrer descarta terminantemente querer comandar o PSB de Fortaleza. “O lugar é de Sérgio Novais, um socialista histórico”, diz ele.

 Muita cautela... ...nessa hora, é o que necessita o PSB nacional, se quiser evitar incômodos prejudiciais, no caso do comando estadual do partido, cujo presidente, recente, é Roberto Pessoa.

 Agora vai!... Alegando que  trata-se de uma iniciativa do comando nacional do PRB, o deputado Ronaldo Martins, presidente regional do partido, já se lança pré-candidato à PMF-2016.

 Advertência... ...do deputado Walter Cavalcante (PMDB): “”Diminuir a criminalidade no Ceará, deve ser uma ação suprapartidária; politizá-la será sempre a certeza de mais um fiasco”.  

 “Na situação a que chegamos, será melhor implantar o parlamentarismo, para que o Congresso administre o país, se a presidente que está aí não consegue fazê-lo”. Deputado Raimundo Mattos (PSDB-CE).

Fonte: O Estado

Mais análises

14/06/2016
10/05/2016
09/05/2016
21/12/2015
veja mais