Análises

01/09/2015 - Antônio Viana: Chegamos a setembro com a preparação das eleições

Verdade. Esta terça-feira, 1o, é o marco para a pré-campanha política com vistas às eleições do ano que vem: 2016. Aliás, esta coluna em O Estado, assinada por mim e por Marcos Saraiva, já vaticinou e criou o bordão – 2016 já chegou. Sim, as movimentações partidárias com entrada e saída de lideranças desse e daquele partido em busca de acomodações, os chamados encontros regionais, as campanhas de filiações e outras mudanças no comportamento dos que já detém mandados ou não e ainda, da maior movimentação dos próprios gestores públicos não deixam qualquer  dúvida aos titulares deste espaço de que, realmente, 2016 já chegou. Nos últimos dias, o que se viu? Até mesmo a vinda ao Ceará do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, que juntamente com a direção estadual do partido, à frente o deputado federal André Figueiredo, proporcionou uma animação maior nos bastidores da política, porquanto o PDT Nacional está patrocinando o ingresso dos ex-governadores Ciro e Cid Gomes em seus quadros, obviamente trazendo na bagagem deputados federais, estaduais, prefeitos (inclusive o de Fortaleza, Roberto Cláudio), afora muitas lideranças sem mandato – descapitalizando quase por completo a atual sigla, o Pros e fortalecendo a agremiação de Heitor Férrer (que disputou a Prefeitura de Fortaleza em 2012 e, com a provável entrada de RC em seu atual partido, estaria de malas prontas para escolher uma das oito siglas que o querem, parecendo estar mais próximo do PSB). E as movimentações estão acontecendo do âmbito de outros partidos, com destaque para o PMDB, que segundo o líder do partido na Assembleia, deputado Audic Mota (foto), vai realizar um grande encontro regional em Sobral no próximo dia 12 e não mais em Canindé, como havíamos informado anteriormente, aqui mesmo neste espaço. Não erramos – é que mudou de local o próximo encontro do PMDB. “Foi para Sobral porque o senador Eunício Oliveira e as demais lideranças do partido acharam por bem realizá-lo, atraindo filiados, simpatizantes e lideranças de toda a Zona Norte do Estado”. O PR, PHS, PTN, PEN e PT estão, igualmente, se movimentando. Eu e o Marcos Saraiva estamos atentos. Vem muita novidade por aí.
 

Saiba mais
Com a recente expulsão do vereador Carlos Mesquita, do PMDB, embora tenha recorrido da decisão, segundo tomamos conhecimento, é bem provável que se filiei, nos próximos dias, a um partido com forte vinculação ao prefeito Roberto Cláudio. Os deputados Heitor Férrer (PDT) e Danilo Forte e Aníbal Gomes (ambos do PMDB) são outros que tendem a mudar de partido agora em setembro. E pelo interior do Ceará, a toda hora, estão acontecendo as mudanças partidárias. Fiquem atentos.

Domicílio eleitoral
Já foram consumadas as posições dos deputados Tomaz Holanda (PPS, que levou seu domicílio para Quixeramobim, onde pretende disputar a Prefeitura local); Danilo Forte (federal, ainda no PMDB), que já obteve um novo título eleitoral em Caucaia (lógico, onde pode ser o futuro prefeito) e ali mesmo, a médica Lia Ferreira Gomes também fixou domicílio eleitoral e poderá se filiar ainda nesta primeira quinzena de setembro ao PDT, a fim de viabilizar sua “candidatura” à sucessão de Washington Góis, prefeito que cumpre o seu segundo mandato. E são muitas outras histórias, que eu e Marcos Saraiva vamos contando por aqui. Por isso dizemos: fiquem atentos, fiquem ligados e vocês vão ficar sabendo.

1 - Deputados estaduais que não escondem mais de ninguém que podem disputar as eleições municipais – na Capital e/ou no interior. Para a PMF são tidos como prováveis candidatos: Heitor Férrer, Elmano Freitas, Capitão Wagner, Renato Roseno, Carlos Matos e Walter Cavalcante. 2 - Agenor Neto (PMDB) jura de pés juntos que não quer voltar à Prefeitura de Iguatu. Mas seu nome é o que lidera todas as enquetes no município, seguido da deputada Miriam Sobreira (Pros), que assumiu recentemente a secretaria que cuida do projeto do governo no setor de drogas. 3 - Mas existem outros nomes: Laís Nunes (Pros), “candidatíssima” já lançada em Icó; deputada Bethrose (PRP) deve enfrentar o atual prefeito Cláudio Pinho, em São Gonçalo do Amarante; Zé Ailton Brasil (PP) é tido como candidato em Crato e Naumi Amorim (PSL) é um nome já consolidado para disputar a Prefeitura de Caucaia. E, é claro, ainda existirão outros nomes. A pré-campanha está só começando. Nós antecipamos aqui com o bordão “2016 já chegou” e lemos na Coluna Comunicado do Jornal Diário do Nordeste, no último sábado, um tópico denominado “Os Caminhos de 2016”, onde no final o colunista escreve: “Quer saber? 2016 já começou”. Já não estamos sozinhos.

Mais análises

14/06/2016
10/05/2016
09/05/2016
21/12/2015
veja mais