Análises

25/06/2015 - Oposição rejeita ideia de Camilo sobre "união" em prol do Acquario

Deputados críticos ao governador Camilo Santana (PT), na Assembleia Legislativa, mantêm posicionamento contrário às obras do Acquario Ceará. Defendido pelo chefe do Executivo estadual como um “diferencial” para a escolha do Ceará como sede do hub da TAM, o equipamento turístico segue sem apoio de parlamentares da oposição e sem a garantia de um empréstimo fundamental para a continuidade das obras.


Durante lançamento do Anuário Ceará 2015-2016, o governador Camilo pediu “união” em torno do empreendimento que, segundo ele, deverá mudar o perfil econômico e histórico do Ceará.

Em entrevista recente ao O POVO, o governador colocou o polêmico investimento no conjunto de atrativos para sensibilizar a empresa aérea a investir no Estado. Os deputados da oposição, no entanto, não acreditam que o Acquario possa ser decisivo para a escolha do Ceará.

O deputado estadual Renato Roseno (Psol) afirma que o governador tenta “legitimar uma obra irregular” ao inserir o equipamento no conjunto de atrativos. Segundo ele, a importância do hub é mais pelo transporte de cargas. “Quem conhece minimamente o que é um hub sabe que as pessoas não vão descer em Fortaleza. Quem viveu no Panamá (onde tem hub) sabe que o número de pessoas que se vinculam à cidade é muito pequeno”.

O pedetista Heitor Férrer disse que o empreendimento turístico pensado pelo ex-governador Cid Gomes (Pros) não deveria estar sendo construído em um Estado com “uma série de problemas, como a falta de saneamento básico, de moradia, crescente violência urbana e falta de escolas públicas de qualidade”. De acordo com o parlamentar, o que pode beneficiar a escolha da cidade são as praias, hospitalidade, belezas naturais, além do comércio e gastronomia. Heitor garante que se manterá contrário às obras na AL-CE.


Audic Mota (PMDB) classifica como “sem noção” o posicionamento do governador em relacionar o Acquario ao hub da TAM. “O investimento vem para o Ceará atrás de logística de passageiros e não quer saber de Acquario, não. A ideia é voo pra fora do País e a redistribuição desses voos. Não tem nada a ver com a conclusão do Acquario”.

O deputado João Jaime (DEM) afirmou que mantém as críticas às obras do investimento do governo. Ele afirma que não há clareza de quais são essas exigências da TAM e em quais termos o Ceará está concorrendo. No entanto, aponta que a empresa aérea quer é logística. “Ela vai querer é isenção de imposto e financiamento com juros subsidiados”

Obras do Acquario

O POVO visitou na tarde de ontem as obras do Acquario Ceará. Confirmando a afirmativa da assessoria de imprensa da Secretaria do Turismo, a obra está em andamento. No entanto, há deficiência no quadro de funcionários da construção. 

 Funcionários da obra afirmaram à reportagem que novos funcionários estão sendo contratados para completar a equipe. A movimentação de trabalhadores constatada ontem ainda é pequena.

Fonte: O Povo

Mais análises

14/06/2016
10/05/2016
09/05/2016
21/12/2015
veja mais