Análises

07/03/2015 - Comunicado

Acquário: a visão externa

O jogo em torno do Acquário Ceará ganhou novo elemento: a defesa da obra, agora encampada por representantes de entidades do turismo. Motivos, há. No entender do presidente da seção cearense da Associação Brasileira da Indústria de Hoteis, Darlan Leite, por exemplo, o projeto vai representar "um dia a mais do turista em nosso Estado e um incremento de R$ 100 milhões injetados mensalmente na economia". Isso pode ser traduzido em mais renda e mais empregos. Mas o relevo do gesto não se limita a isso. Importante mesmo é o fato de a discussão se deslocar do campo político e, se mantiver a rota, tirar de questionáveis movimentos e da retórica parlamentar a exclusividade das abordagens. Enfim, vale ainda a virtude de oferecer subsídios técnicos como referências para a formação de opiniões. Um acréscimo, portanto, vital ao debate.

As manifestações da cadeia produtiva do turismo emergem em meio a discussões políticas sobre o Acquário. Se não tiram o fôlego da oposição, pelo menos fazem com que a situação respire melhor. Afinal, um argumento de R$ 100 milhões a mais na economia não se afoga facilmente.

140 audiências por dia

Estão previstas para serem realizadas pelo Procon de Fortaleza na Semana do Consumidor, que tem programação de segunda a domingo próximos. A média costuma ser de 56 audiências.

30 profissionais

Do Procon Municipal serão designados para atividades em bairros diversos de Fortaleza. Cerca de 1,2 mil exemplares do Código de Defesa do Consumidor serão distribuídos durante a programação.

"Foi uma das maiores insanidades a construção do Acquario pelo Governo"

Deputado Heitor Férrer (PDT)

Que limita a noção do que são aquários, classificando-os de "casa de peixe", e agora chama o empreendimento projetado no Ceará como "a maior obra hídrica do governo Cid Gomes sem dar um copo d'água ao ser humano"

Lição de inovação

Estudantes da Universidade e Fortaleza estão participando da oitava edição do encontro anual da Clinton Global Initiative University (CGI U), evento que reúne líderes estudantis inovadores. O centro dos interesses é o desenvolvimento de projetos nas áreas humanitárias e ambientais.

Na paz

Os alunos da Unifor foram selecionados a partir do projeto "Empreendedores da Cultura de paz". A iniciativa visa a capacitar, por meio da mediação escolar, estudantes de escolas públicas de Fortaleza, objetivando a formação e a consolidação de culturas de paz. O evento da CGI U termina amanhã.

O Plano C - "C" de cultura

O secretário da Cultura do Estado, Guilherme Sampaio, vai aproveitar a visita do ministro Juca Ferreira ao Ceará, na próxima semana, para encaminhar à Assembleia, terça-feira, o projeto do Plano Estadual da Cultura. A proposta resulta de esforço colaborativo de agentes e gestores da área iniciado em 2012. A entrega é um ato simbólico. Guilherme ainda vai agendar audiência para detalhar o Plano aos deputados.

Mais análises

14/06/2016
10/05/2016
09/05/2016
21/12/2015
veja mais