Análises

07/03/2015 - Presidiários: livros e poetas

A ressocialização e a humanização dos presidiários podem começar com a distribuição de sementes de cultura, e a Academia Metropolitana de Letras está disposta a entrar nesta ciranda com a distribuição de livros, palestras e oficinas. Este projeto já deixa o lado do desejo para se concretizar. Última reunião da Amlef, o secretário de Justiça Hélio Leitão participou e disse que a Sejus está implantando o Projeto Remição pela Leitura nos Estabelecimentos Penais, que faz da leitura um instrumento para diminuir o tempo de prisão dos apenados.


Os integrantes da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza estão exultantes com a iniciativa. O presidente, Júnior Bonfim, e o secretário de Justiça, Hélio Leitão, assinaram um convênio para consecução dos objetivos da Lei 15.718 que trata da matéria. Além da distribuição de livros, os acadêmicos realizarão palestras e oficinas gratuitas para sentenciados.


MAIS DE 600 MIL...


...assinaturas já foram colhidas para impulsionar a criação do PRC- Partido Republicano Cristão, fortalecido pela bancada de políticos evangélicos. Seu líder é o deputado federal Ronald Fonseca, que tem Cid Gomes (Pros) como seu conselheiro em Brasília.

 

POETAS DO CEARÁ...


...terão suas criações publicadas em mais um suplemento Mulher, beleza e poesia, editado pela colunista. Já garantiram participação: Linhares Filho, Beatriz Alcântara, Rita de Cássia Araújo, Giselda Medeiros, Dina Aquino, Ubiratan Aguiar, Juarez Leitão, Paulo e Gilmaíse Mendes, Révia Herculano, Regina Barros Leal, Fernanda Quinderé e muitos outros. Trabalhos ainda podem ser enviados para o e-mail: monnerat.andrea@gmail.com


ELA PARA ELAS


A primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana, cumpre agenda diferenciada amanhã, 8 de março, quando é celebrado o Dia Internacional da Mulher, com a finalidade de intensificar os direitos garantidos pelas mulheres e as políticas públicas para o segmento no Ceará. Participará pela manhã de ação com apresentações musicais e serviços para população, no bairro Tancredo Neves, para cerca de 200 mulheres atendidas pelo Instituto de Assistência e Proteção Social (Iaps).


Ontem, Onélia visitou cerca de 50 adolescentes e jovens do Centro Educacional Aldaci Barbosa Mota/Antônio Bezerra, ali com atendimento, internação e ressocialização, sentenciadas pela Justiça com medidas socioeducativas.


CRITERIOSO


Presidente Salmito Filho quer a sede da Câmara Municipal de Fortaleza ocupando o Centro da Cidade. Mas, cauteloso que é, instituiu grupo para procurar e avaliar prédios e terrenos.”Em sendo prédio antigo só aceito o que já for tombado e mantenha bom estado. Se terreno, tudo devidamente legalizado”, afirmou o presidente. Na lista constam o Excelsior Hotel, a Estação João Felipe , a Cidade da Criança e uma grande área possível de desapropriação.


PASSOS LARGOS


Já acionam os motores da criatividade e da busca de votos para a próxima eleição de prefeito, nomes repetitivos. Moroni Torgan, DEM; Luizianne Lins, PT; Heitor Férrer, PDT e Ronaldo Martins, PRB. Nenhum teme o ingresso de Roberto Cláudio que deseja a reeleição, remando para realizar obras e ganhar a preferência popular, sem medo de digladiar com os chegantes ao páreo.


Desembargador Abelardo Benevides, antes de assumir sua nova missão como presidente do Tribunal Regional Eleitoral/Ceará foi ao Crato aconselhar-se com a “santinha” de muitos, a querida madre Feitosa.


ELE: José Jacome Carneiro Albuquerque


FORMAÇÃO: Político. A tradição familiar vem do tataravô, prefeito de Massapé. A paixão desde menino quando preferia as aulas de História que de qualquer outra disciplina.


HERANÇA: Ter meu filho Antônio José Albuquerque prefeito de minha terra.


SUA PRIMEIRA VITÓRIA: Em 1990, quando fui eleito deputado estadual.


UM TÍTULO QUE SE ORGULHA: Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará.


ASCENSÃO A DEPUTADO FEDERAL?


Não, nem a senador. Optei agora para ser sempre deputado estadual.


DEVOÇÃO: São José operário, daí a data de seu nascimento coincidir com a do santinho.


TRAIÇÃO: (A colunista identificou) O entrevistado traz no bolso do paletó muitas medalhas de santas protetoras e nenhuma de São José.


MEDOS: Não tenho medo de nada, só do castigo de Deus.


UM DESEJO: Ver um Brasil mais ético e feliz.


COR PREFERIDA: Azul.


CELEBRAÇÃO DE AMOR


A Igreja do Pequeno Grande acolheu, noite de ontem, os noivos Rodrigo e Nathália, filhos queridos de Guirlanda e Paulo Banhos Ponte e de Claudia e Ricardo Moita Vasconcelos, ali recebendo a bênção do Pe. Fernando Antônio para a celebração de seu casamento. Depois, os noivos recepcionaram seus convidados no Lulla’s Athenée. Coube ao maestro Poty a execução das músicas do ato religioso. E a Dito Machado decorar igreja e buffet. Franck Borges assinou a iluminação dos dois cenários, lindamente produzido para atender ao desejo dos noivos de marcar com muita beleza seu casamento.


Dois momentos marcantes na igreja: a entrada de Guirlanda, muito bem em um vestido de Lino Villaventura, levando o filho (em uma criação de Domenico Gabrielle|) ao altar e a chegada da noiva com seu encantador vestido pérola e new look preparado por Nair e Selma Pereira, ao som da Marcha Nupcial.


Na lista de padrinhos figuraram: Silvana e Adauto Bezerra; Norma e Humberto Bezerra; Marieta e Raul Araújo; Magda e César Asfor; Iracema Vale e João Soares Neto; Marfisa e Fernando Ximenes; Carol e Roberto Cláudio Bezerra; Karla e Carlos Forte; Maysa e Teodoro Silva; Lúcia e Paulo Airton Albuquerque Filho; Patrícia e Raimundo Nonato Silva. Raquel e Fernando Távora; Neca e Antônio Filgueiras Lima; Regina e Luís Marques; Márcia e Márcio Távora; Cristiane e Racine Távora; Ana Karena e José Teles; Selma e Erfon Ramos; Regina e José Miramar da Ponte Filho; Nair e Edson Ponte B. de Melo; Mônica Albuquerque e Vitor Oliveira; Inês Cavalcante e Washington Araruna; Albanisa Albuquerque e Antônio Bernardo; Raquel Gurjão e Germano Sá Jr.; Helena Demmes e o filho Lucas Pessoa e muitos outros.


Amanhã, Rodrigo e Nathália seguem para a viagem de lua de mel começando por Paris, levando a mais linda recordação de sua festa de amor, onde os pais souberam juntos ressaltar o carinho e a dedicação, sem esconder toda a emoção, pelo prazer de unir pelo sacramento do matrimônio seus filhos.


SAUDADE


Esta manhã, às 10 horas, no salão do Lar Amigos de Jesus ( Rua Idefonso Albano, 3052), a família e os amigos participam da Missa de 7º Dia pelo engenheiro civil José Mauro Couto Alvarez. Ele deixa um legado de bondade e fortaleza.


QUEM CONCORDA?


A lista dos nomes mais envolvidos com a crise do governo Dilma é a do supermercado. Essa inicia maior crise para o governo e para a população brasileira.


MENINO PRODÍGIO


Um jovem cearense integra a equipe de engenheiros da Rolls Royce, na Inglaterra. É David Silveira Erel, filho querido de Sofia e Heim Erel.


ENTRE CONTOS E MOEDAS


Uma noite especialíssima dominou o Ideal Clube, último dia 26. Ali aconteceu a revelação e entrega dos diplomas e valores registrados pelo VI Prêmio Nacional Ideal Clube de Literatura. Presidentes Amarílio Cavalcante e Alcimor Rocha (Clube e Conselho) ao lado do ministro Ubiratan Aguiar, presidente do Conselho Curador de Cultura, e do médico e poeta José Telles, diretor cultural, conduziram a solenidade de entrega que atraiu gerações de escritores, associados e representantes de entidades e universidades.


Entre as presenças os presidentes: José Augusto Bezerra (Academia Cearense de Letras), Ednilo Soàrez (Instituto Histórico do Ceará), Fernanda Quinderé (Academia Fortalezense de Letras) e o escritor Antônio Torres, convidado especial (representando a Academia Brasileira de Letras), e Tales de Sá Cavalcante (diretor das Organizações Farias Brito). Mais Diathay Menezes, UFC; artista Pablo Manhez e Catarina Campos; Daisy e Ednardo de Assis; Mariazinha e Linhares Filho; Terezita Aguiar, Lourdinha Leite Barbosa, Regine Limaverde; Carlos Augusto e Laélia Fontenelle; Raimundo Fernandes Filho e a colunista.


Amarílio Cavalcante, Augusto Bezerra, Tales de Sá Cavalcante, Ubirantan Aguiar e Alcimor Rocha


Fernanda Quinderé, José Teles e Antônio Torres


Jaime de Paula Pessoa e Lúcio Alcântara


Daisy e Ednardo de Assis


LÚCIO BRASILEIRO


Cultivando o amor e a alegria, Lúcio Brasileiro, atualmente desfrutando do privilégio de completar 60 anos de colunismo ininterruptos, estará cercado pelo carinho de seus ex- e atuais patrões, além de colegas de fé, irmãos camaradas, próximo dia 13. Um almoço no La Maison Dunnas , Salão Cidade, temperará seus momentos com as ervas raras da amizade e admiração. Sua ampla e revelada devoção ao jornalismo lhe faz caminhar em verde paz.


MAIS, MAIS


Kaia Catunda tem suas lojas apresentando a coleção bonita para as muitas celebrações do Dia Internacional da Mulher. Cores fortes, estamparias exclusivas e bordados.


Luiziane Cavalcante escolheu março para apresentar os lançamentos de óculos para o verão. Estimula os belos exemplares das coleções como sugestão de presentes para quem deseja festejar o Dia da Mulher.


Chega hoje a Fortaleza, vindo da Cidade Maravilhosa, Robinson Monte. Curtirá seus dias de férias na companhia da tia querida Socorro Cunha.


Bete Cunha recebendo os muitos amigos, arquitetos e decoradores em sua nova loja de tapetes, na Rua Bento Albuquerque, quase esquina com a Tibúrcio Cavalcante.

Fonte: Jornal O Povo

Mais análises

14/06/2016
10/05/2016
09/05/2016
21/12/2015
veja mais