Análises

17/11/2014 - Governo dá continuidade à retomada das obras do VLT

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra-CE) retomará, no próximo dia 10, os procedimentos necessários para finalizar as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que deve ligar os bairrosParangaba e Mucuripe. Um novo processo licitatório será iniciado, com a apresentação das novas propostas para a licitação do tipo menor preço.

Em agosto houve a abertura de uma nova licitação, com proposta de contratação mediante Regime Diferenciado de Contratações (RDC), que permite contratações públicas de maneira mais ágil para obras beneficiadas pelo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), caso do ramal Parangaba-Mucuripe. Dessa forma, a empresa que garantir a conclusão do projeto com lance de menor valor global conquista o direito de executá-lo.

Na ocasião, entretanto, apenas o consórcio VLT-Fortaleza, formado pelas empresas de engenharia Marquise e Engesol, apresentou-se como proponente, com um lance de R$162.009.997,19, que não foi aceito pela comissão técnica de análise da Seinfra.

A diferença nesse novo processo licitatório é que, dessa vez, o preço proposto pelo Governo será divulgado antecipadamente.

Atrasos

A execução do novo modal, que deveria ter ficado pronto antes da Copa do Mundo, está paralisada desde o último mês de junho, por conta do cancelamento do contrato com o Consórcio CPE-VLT, à época responsável pelo serviço. Atualmente, apenas 50% da estrutura para o VLT foi construída. "A rescisão contratual aconteceu porque a empresa demonstrou que não tinha capacidade para atender os prazos. Mas com essa nova licitação, assim que tivermos a empresa definida, pretendemos finalizar as obras em até 18 meses", informa André Pierre, coordenador de Transportes de Obras da Seinfra-CE.  

Mais análises

14/06/2016
10/05/2016
09/05/2016
21/12/2015
veja mais